É só pelugem
Foi com grande satisfação que comecei a ver as minhas duas fêmeas de gloster a fazer o ninho, este ano juntei-as aos machos um pouco mais tarde devido ás baixas temperaturas e á muita humidade. Mas no passado dia um, deste mês, deparei-me com minha primeira cria, o qual me deixou bastante satisfeito, até porque a mãe foi nascida já nas minhas instalações no ano passado, depois de uma ausência de cinco dias por motivos de trabalho verifiquei que nasceram os três canaritos, da outra canária nasceram quatro canaritos o qual passados dois dias um acabou por morrer.
Como tenho estado em casa estes dias, tenho dado muita atenção aos canários, nunca deixando faltar alimentos, como por ex. Bróculos, macã, ovo cozido, etc. Sem estas pequenas atenções por certo já me teriam morrido todas as crias.
Outra preocupação que tenho tido é com a queda dos canáris do ninho, por norma as últimas manhã tenho que apanhar uma ave do chão, que depois de aquecida por mim entre as mãos e o meu bafo reponho-a no ninho. Como não utilizei os ovos falsos os canários nasceram em diferentes dias, por isso agora têm vários tamanhos o que leva a que os mais pequenos estejam mais vuneráveis e assim morrerem mais facilmente.
Ontem fiz uma experiência, de um ninho onde tinha três canários, tirei um e coloquei-o noutro ninho onde só existia um canarito de uma outra criação sem raça defenida que tenho noutra gaiola, onde a progenitora o aceitou prefeitamente e por enquanto tudo tem corrido bem.
Já com canários
Hoje verifiquei que também já tenho crias no ninho de um dos casais de lipocromos amarelos, o outro casal ainda não começou a fazer o ninho, estou a ficar desanimado com esse casal.
Um abraço a todos os visitantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário